sexta-feira, 30 de abril de 2010

Faça a manutenção do seu carro


Manutenção regular ajuda a melhorar a eficiência do combustível e reduz as emissões. Quando 1% dos proprietários de carros faz manutenção apropriada em seus veículos, aproximadamente 450 milhões de quilos de dióxido de carbono deixam de ser emitidos na atmosfera.













Dirija cuidadosamente e não gaste combustível

Você pode reduzir as emissões de CO2 pelo ajuste do seu estilo de dirigir. Escolha as marchas devidas, não abuse do acelerador, use o freio motor ao invés do pedal de freio sempre que possível, e desligue o motor quando o veiculo não estiver em movimento por mais de um minuto. Ao reajustar seu modo de dirigir, você economizará dinheiro tanto em combustível quanto em manutenção.




Um inimigo chamado nevoeiro

Resultado da combinação de vapor de água com baixa temperatura, o nevoeiro pode ser considerado o maior inimigo dos motoristas que trafegam nas regiões serranas e próximas a mananciais, pois reduz significativamente as condições de visibilidade e torna as pistas mais escorregadias. Geralmente os acidentes que ocorrem sob esta condição são considerados gravíssimos e envolvem vários veículos. Dirigir sob nevoeiro exige mais do que perícia. Exige respeito a algumas regras básicas:
1. Diminua a velocidade. Redobre a atenção. Você não sabe o que vai encontrar pela frente.


2. Mantenha a velocidade constante. Evite acelerações e freadas bruscas. Por vezes o nevoeiro apresenta trechos menos densos intercalados a outros mais densos. Tenha certeza de que está fora dele para retomar velocidade.

3. Acenda apenas os faróis baixos. Nunca os altos. As gotículas de água que formam o nevoeiro refletem a luz dos faróis altos reduzindo a sua visibilidade e ofuscando a visão de outros motoristas.

4. Nunca use o pisca – alerta com o veículo em movimento. Outros motoristas poderão se assustar e frear ou desviar bruscamente, entendendo que o seu veículo está parado ou até mesmo que ele próprio tenha se perdido e invadido o acostamento.

5. Busque apoios visuais. Oriente-se pela faixa central, lateral, olhos de gato ou mesmo pelo acostamento.

6. Busque apoios auditivos. Ruídos de motores indicam a aproximação de outros veículos, sons de freadas alertam sobre problemas a frente ou atrás, alteração do ruído do pneu com o piso pode indicar que você saiu da estrada.

7. Em casos de emergência, pare somente em locais seguros, ligue o pisca – alerta e sinalize a pista. Em situações de forte nevoeiro o acostamento torna - se local perigoso mesmo que com pisca - alerta ligado. Busque áreas além do acostamento.

8. Nunca pare na pista. Caso não haja acostamento ou local seguro, continue a viagem até identificar uma área segura de parada. Planeje sua viagem com antecedência e evite horários de nevoeiro.
Fonte: www.deolhonotempo.blogspot.com






Dicas de Segurança no Trânsito no programa "Mais Você"

quinta-feira, 29 de abril de 2010



Como está sua Auto- Estima?


Auto-estima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si próprio, de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida, é saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejo, é ter amor próprio.
Em suma, é saber que você tem direito e merece mesmo ser feliz.
E para ser feliz, sua auto-estima deve estar num bom nível, quanto maior, melhor! A baixa auto-estima gera ansiedade, medo, depressão, fobia, enfim uma série de outros problemas.
As pessoas costumam confundir auto-estima com egoísmo.
Uma pessoa com boa auto-estima nunca é egoísta, ao contrario , aquele que ama a si próprio , respeita –se e automaticamente, respeita as outras pessoas e jamais desejará prejudicá-las.
O egoísta, por sua vez , só pensa em si próprio nunca se importando com ninguém.

O que são Pessoas com Baixa Auto-estima?


Quais são seus traços, característicos mais comuns?


Possuem tendências, perfeccionista e que precisa, se sentir no controle de tudo o que acontece a sua volta, o que provoca altos níveis de stress;
Culpam os outros pelos seus problemas (sempre se consideram vitimas ) ;
Reagem rapidamente com raiva;
Temem correr risco;
Dificilmente encaram os outros nos olhos muito tempo;
Constantemente estão cometendo erros e tendo acidentes (especialmente de carros);
Tendem a ser negativos;
Tendem a abusar de álcool, drogas ou fumo;
Geralmente estão acima do peso normal;
Preocupam-se demasiadamente com as críticas e comentário dos outros ao seu respeito.
Por preocuparem-se demais com que os outros pensam sobre elas, as pessoas com baixa auto estima evitam a todo custo emitir suas opiniões, gosto, valores, pensamentos e sentimentos.

Fonte: DRA Olga Tessari.
Site: www.olgatessari.com

FIQUE DE CABEÇA FRIA NO TRÂNSITO E EVITE ACIDENTES

Álcool não é o único vilão das pistas e até mesmo a alternância de humor pode colocar em risco uma viagem tranqüila.

Todos os anos milhares de pessoas morrem no trânsito brasileiro. Muitas dessas tragédias poderiam ser evitadas com a conscientização de motoristas irresponsáveis. O álcool, mesmo após a entrada em vigor da Lei Seca em junho de 2008, continua sendo o principal vilão dessa história nada agradável, mas existem outros fatores, alguns pouco conhecidos, que vão contra a direção segura.
A direção de automóveis é uma atividade que exige a ação combinada de várias habilidades psicomotoras, visuais e de processamento rápido da informação. Além disso, é necessário que o motorista tenha uma vigilância constante e capacidade total de julgamento. Essas capacidades podem ser afetadas por fadiga, tontura, efeito de drogas ou álcool, todas elas atuando como causas importantes de acidentes rodoviários.
Entre os riscos reais dessa combinação explosiva estão a perturbação das capacidades sensoriais, particularmente as visuais; perda de vigilância em relação ao meio envolvente; perturbação das capacidades perceptivas; aumento do tempo de reação e redução do tempo da resposta reflexa. É importante dizer que a combinação álcool e direção é crime e as punições e a fiscalização estão cada vez mais severas.
Discussões no trabalho ou em casa aumentam o risco do motorista causar um acidente no trânsito. O condutor assume a direção já predisposto a iniciar discussões e tudo parece incomodá-lo. Muitas brigas no trânsito só chegam às últimas conseqüências por conta disso. Carregar essas frustrações para o interior do automóvel também coloca em risco a vida de outras pessoas.
Por fim é importante ressaltar que o uso de celulares, som alto e outras distrações externas no veículo podem ter os mesmos efeitos e apresentar riscos similares.


Fonte: Jornal Expansão São Paulo
Abril/2010 – Edição Nº 200