quinta-feira, 29 de abril de 2010

FIQUE DE CABEÇA FRIA NO TRÂNSITO E EVITE ACIDENTES

Álcool não é o único vilão das pistas e até mesmo a alternância de humor pode colocar em risco uma viagem tranqüila.

Todos os anos milhares de pessoas morrem no trânsito brasileiro. Muitas dessas tragédias poderiam ser evitadas com a conscientização de motoristas irresponsáveis. O álcool, mesmo após a entrada em vigor da Lei Seca em junho de 2008, continua sendo o principal vilão dessa história nada agradável, mas existem outros fatores, alguns pouco conhecidos, que vão contra a direção segura.
A direção de automóveis é uma atividade que exige a ação combinada de várias habilidades psicomotoras, visuais e de processamento rápido da informação. Além disso, é necessário que o motorista tenha uma vigilância constante e capacidade total de julgamento. Essas capacidades podem ser afetadas por fadiga, tontura, efeito de drogas ou álcool, todas elas atuando como causas importantes de acidentes rodoviários.
Entre os riscos reais dessa combinação explosiva estão a perturbação das capacidades sensoriais, particularmente as visuais; perda de vigilância em relação ao meio envolvente; perturbação das capacidades perceptivas; aumento do tempo de reação e redução do tempo da resposta reflexa. É importante dizer que a combinação álcool e direção é crime e as punições e a fiscalização estão cada vez mais severas.
Discussões no trabalho ou em casa aumentam o risco do motorista causar um acidente no trânsito. O condutor assume a direção já predisposto a iniciar discussões e tudo parece incomodá-lo. Muitas brigas no trânsito só chegam às últimas conseqüências por conta disso. Carregar essas frustrações para o interior do automóvel também coloca em risco a vida de outras pessoas.
Por fim é importante ressaltar que o uso de celulares, som alto e outras distrações externas no veículo podem ter os mesmos efeitos e apresentar riscos similares.


Fonte: Jornal Expansão São Paulo
Abril/2010 – Edição Nº 200

Nenhum comentário:

Postar um comentário