sexta-feira, 30 de abril de 2010





Um inimigo chamado nevoeiro

Resultado da combinação de vapor de água com baixa temperatura, o nevoeiro pode ser considerado o maior inimigo dos motoristas que trafegam nas regiões serranas e próximas a mananciais, pois reduz significativamente as condições de visibilidade e torna as pistas mais escorregadias. Geralmente os acidentes que ocorrem sob esta condição são considerados gravíssimos e envolvem vários veículos. Dirigir sob nevoeiro exige mais do que perícia. Exige respeito a algumas regras básicas:
1. Diminua a velocidade. Redobre a atenção. Você não sabe o que vai encontrar pela frente.


2. Mantenha a velocidade constante. Evite acelerações e freadas bruscas. Por vezes o nevoeiro apresenta trechos menos densos intercalados a outros mais densos. Tenha certeza de que está fora dele para retomar velocidade.

3. Acenda apenas os faróis baixos. Nunca os altos. As gotículas de água que formam o nevoeiro refletem a luz dos faróis altos reduzindo a sua visibilidade e ofuscando a visão de outros motoristas.

4. Nunca use o pisca – alerta com o veículo em movimento. Outros motoristas poderão se assustar e frear ou desviar bruscamente, entendendo que o seu veículo está parado ou até mesmo que ele próprio tenha se perdido e invadido o acostamento.

5. Busque apoios visuais. Oriente-se pela faixa central, lateral, olhos de gato ou mesmo pelo acostamento.

6. Busque apoios auditivos. Ruídos de motores indicam a aproximação de outros veículos, sons de freadas alertam sobre problemas a frente ou atrás, alteração do ruído do pneu com o piso pode indicar que você saiu da estrada.

7. Em casos de emergência, pare somente em locais seguros, ligue o pisca – alerta e sinalize a pista. Em situações de forte nevoeiro o acostamento torna - se local perigoso mesmo que com pisca - alerta ligado. Busque áreas além do acostamento.

8. Nunca pare na pista. Caso não haja acostamento ou local seguro, continue a viagem até identificar uma área segura de parada. Planeje sua viagem com antecedência e evite horários de nevoeiro.
Fonte: www.deolhonotempo.blogspot.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário