sexta-feira, 4 de junho de 2010

Alavanca de Mudanças (tire a mão)


Alavanca de Mudanças (tire a mão)
Autor: Mulher ao Volante

Sabia que dirigir com a mão apoiada sobre a alavanca de mudanças não só é prejudicial ao veículo, como também pode acabar em multa de trânsito?

Entendendo porque é prejudicial ao veículo: A alavanca de mudanças é responsável pela troca da engrenagem selecionada na caixa de câmbio. Selecionar uma marcha, significa escolher qual engrenagem vai estar unida ao eixo da caixa de mudanças, que fica girando constantemente, enquanto o veículo estiver com o motor acionado.

Dizer que um veículo está “engatado”, significa dizer que há uma engrenagem girando juntamente com o eixo, ao contrário do “ponto morto”, quando o eixo gira livre.

As engrenagens são formadas por “dentes”, que se encaixam, definindo a força que se quer dar ao motor, ao acelerar o veículo. Descansar a mão sobre a alavanca provoca desgaste nesses “dentes”, pois força o sistema, provocando folga na alavanca e imprecisão nos engates, provocando aquelas “escapadas de marcha”.

Portanto, deve-se colocar a mão na alavanca, somente no momento de trocar as marchas, e com a embreagem acionada (no caso de veículos com câmbio manual).

Quanto à multa, a legislação brasileira de trânsito determina que as duas mãos devem estar ao volante permanentemente, e que a mão direita só pode ser retirada do volante para mudar de marcha, sinalizar, ou acionar equipamentos do veículo.

Fonte:


www.mulheraovolante.com.br

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