quarta-feira, 2 de junho de 2010

Terapia Cognitivo-Comportamental




Terapia Cognitivo-Comportamental
Autor: Luciane Brisotto
Data: 08/04/10

De uma forma geral, Psicoterapia é o termo que designa o tratamento psicológico que é realizado pelo psicólogo. Existem várias abordagens em psicoterapia, dentre elas a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Nos últimos anos tem se observado um aumento no emprego desta abordagem entre os psicólogos, por tratar-se de uma terapia baseada em evidências, focada em resultados, onde são estipulados metas e objetivos que devem ser alcançados para que se tenha êxito no tratamento.

A TCC propõe que os transtornos psicológicos são decorrentes de um modo disfuncional de perceber os acontecimentos. Esta percepção distorcida influencia o afeto e o comportamento. Utilizando o medo de dirigir como exemplo: pode-se identificar em uma pessoa habilitada, que apresente medo de dirigir, o pensamento “não vou conseguir dominar o carro”. Este pensamento reflete a percepção que este sujeito tem da situação e gera um sentimento de medo, de ansiedade e, consequentemente, um comportamento de esquiva, ou seja, a pessoa evita dirigir, pois acredita que não vai dominar o veículo. Porque é considerado um modo disfuncional de perceber os acontecimentos? Neste exemplo, a pessoa não está buscando evidências de que pode dominar o veículo.

Uma evidência, neste caso, pode ser o fato de ela ser habilitada, pois, presume-se, que tenha sido aprovada em uma avaliação, o que comprova que ela teve domínio do veículo durante a prova. O pensamento que faz com que acredite que não terá mais condições de controlar o carro é considerado disfuncional ou desadaptativo, pois impede o exercício da atividade, gerando sofrimento pelas limitações sociais e ocupacionais.

Na TCC trabalha-se não com os fatos em si, mas com a interpretação que se tem deles. Por isso, no processo terapêutico são identificados os pensamentos automáticos que indicam as crenças que o sujeito mantém sobre a situação.

Os pensamentos automáticos surgem espontaneamente, podendo ter a forma de imagens ou sentenças. Identificando estes pensamentos, é possível acessar as crenças, que são níveis mais profundos da estrutura cognitiva. A reestruturação cognitiva, que é um dos objetivos da TCC, visa modificar estas crenças e torná-las mais adaptativas e funcionais, promovendo mudanças emocionais e comportamentais duradouras.



Fonte:

www.mulheraovolante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário