sexta-feira, 4 de junho de 2010

Tire o pé da embreagem



Tire o pé da embreagem
Autor: Mulher ao Volante



Aqui vai uma dica, cujo mau hábito não é privilegio exclusivo das mulheres. Muitos motoristas, de ambos os sexos, e que dirigem há muito tempo, cultivam esse hábito que precisa ser abandonado. (Observe que o pé da foto não parece ser feminino)

Deixar o pé apoiado (descansando) sobre o pedal da embreagem enquanto dirige é muito comum entre os motoristas, e é um hábito um pouco difícil de perder, porém, caso isso não aconteça, pode causar grandes prejuízos para o bolso. A maioria das pessoas desconhece como isso prejudica o conjunto de embreagem.

Ao colocar o pé no pedal, qualquer que seja a pressão exercida, o motorista estará pressionando o diafragma do platô, e acionando o sistema de embreagem. Como a embreagem trabalha com um sistema de alavancas, a mínima pressão do pé no pedal é multiplicada por um peso muito superior sobre o sistema. Isso significa que o disco da embreagem fica permanentemente um pouco afastado do platô, causando superaquecimento e desgaste do disco, provocando “arranhões”, que invariavelmente decretam uma troca prematura do sistema. Em situações extremas, quando o desgaste for muito grande, você poderá acabar ficando no meio do caminho, pois o sistema fica permanentemente acionado e você acelera, acelera, e não sai do lugar.

Os principais sintomas de desgaste no sistema são: A sensação de que o carro “patina” ao arrancar (principalmente em subidas); dificuldades em acionar o pedal, pois se torna mais pesado; “arranhadas na caixa” na troca de marcha; se você tiver ouvidos mais sensíveis, também perceberá ruídos estranhos ao pisar no pedal.

Fonte:

www.mulheraovolante.com.br




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