sexta-feira, 4 de junho de 2010

Posição correta dos retrovisores



Posição correta dos retrovisores
Autor: Mulher ao Volante


Você sabe qual a função de cada um dos três espelhos retrovisores do seu veículo?

O interno é para visualizar o tráfego atrás do veículo e os externos são para enxergar o tráfego nas pistas laterais.

Erroneamente, muitos motoristas posicionam os espelhos externos de modo a enxergar o tráfego atrás, visualizando quase toda a parte lateral do veículo.

Os retrovisores externos precisam abranger o maior ângulo ao redor do veículo, portanto o ideal é ajustá-los lateralmente de forma que seja possível enxergar, na parte interna dos espelhos, apenas um “pedacinho” do veículo, pois isso reduzirá enormemente os pontos cegos.

Essa posição também evita aquela “olhada sobre o ombro” antes de trocar de pista, ou dobrar a esquina, porque a visibilidade passa a ser de quase 360º ao redor do veículo e, à noite, o farol dos veículos que vêm atrás não refletem nos olhos do motorista. Além disso, este ajuste é muito importante para visualizar ciclistas, motociclistas e pedestres, que estejam passando ao lado.

O retrovisor interno deve ser ajustado de modo que seu campo de visão se encaixe no centro do vidro traseiro do veículo, tanto na horizontal, como na vertical. Esta visibilidade é para acompanhar os veículos que nos seguem, pois o retrovisor interno não deve ser utilizado para as mudanças de faixa. Para essa finalidade, utilize os retrovisores externos.

Em carros mais sofisticados, o retrovisor interno pode ser regulado para, automaticamente, inclinar evitando que o farol alto do carro que segue logo atrás cegue o motorista. Se o seu carro ganhar distância ou for ultrapassado pelo carro que estava na mesma faixa que o seu, o retrovisor volta à posição anterior.

Ajustes corretos, apesar de não eliminarem completamente os pontos cegos, reduzem os riscos de acidentes nas manobras de redução de velocidade e troca de faixa.

Finalmente, um lembrete: os retrovisores externos mais modernos mostram os carros mais longe do que eles realmente estão. Isso dá-se porque eles são ligeiramente convexos para eliminar os pontos cegos. Sabendo disso, esse “erro” é do bem, porque também serve de aviso para você não mudar de faixa, porque o carro está mais próximo do que o espelho mostra e pode estar vindo em velocidade muito acima da que você está. Lembre-se do dito jocoso: “sai da frente que atrás vem gente”.

Nesses carros, lê-se no retrovisor: “objects in the rear view mirror may appear closer than they are.”

Já dizia uma antiga canção:

But it was long ago and it was far away
Oh God it seems so very far
And if life is just a highway
then the soul is just a car
And objects in the rear view mirror
may appear closer than they are. (*)


(*)
Mas foi há muito tempo e muito longe
Oh Deus parece muito longe
E se a vida é só uma estrada
Então a alma é só um carro
E os objetos que aparecem no reflexo do espelho
Podem parecer mais próximos do que estão

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário